GRUPO DE ESTUDOS “RACISMO E FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA”

Grupo de Estudos “Racismo e formação social brasileira” |   Coordenação prof. Dr. Lucas Melo Borges de Souza |   Público alvo O curso se destina a discentes de graduação, pós-graduação, integrantes de movimentos sociais e profissionais de nível superior das mais diversas áreas, tais como Ciências Sociais, Direito, História, Filosofia, entre outras, que estejam em […]

Quero me inscrever

Características

6Módulo(s)

12Hora(s)/Módulo

Investimento

R$320,00

Grupo de Estudos “Racismo e formação social brasileira” |  

Coordenação prof. Dr. Lucas Melo Borges de Souza |

 

Público alvo

O curso se destina a discentes de graduação, pós-graduação, integrantes de movimentos sociais e profissionais de nível superior das mais diversas áreas, tais como Ciências Sociais, Direito, História, Filosofia, entre outras, que estejam em buscar de ampliar a compreensão sobre estudos críticos das relações raciais e teorias historiográficas.

 

O que você vai aprender:

O grupo de estudos tem como objetivo discutir e compreender o racismo a partir da formação social brasileira. A proposta inicial é abordar textos que tomam como pressuposto teórico a necessidade de refletir o racismo enquanto um fenômeno histórico que moldou ao longo do tempo a própria forma de organização da sociedade brasileira. Com base nisso, são feitas análises, a partir da realidade brasileira, da relação entre racismo e mito da democracia racial; racismo, gênero e sexualidade; racismo e punição. O grupo também tem como proposta auxiliar na produção de artigos científicos que sejam desenvolvidos a partir dos estudos realizados ao longo do período de vinculação ao grupo de estudos.

 

01 de junho de 2022 – 19h às 21h

Encontro 01

Racismo e História do Brasil

Encontro introdutório: temas centrais, organização coletiva, apresentação de calendário e propostas de leituras complementares.

 

15 de junho de 2022 – 19h às 21h

Encontro 02

A historiografia do passado-presente

Leitura indicada:

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002, p. 15-34, 51-87.

 

29 de junho de 2022 – 19h às 21h

Encontro 03

O que é racismo estrutural?

Leitura indicada:

ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte: Letramento, 2018, p. 15-63.

Professor convidado: Marcos Queiroz

 

13 de julho de 2022 – 19h às 21h

Encontro 04

O mito da democracia racial

Leitura indicada:

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1972, p. 7-36.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Racismo e antirracismo no Brasil, Novos Estudos, n. 43, p. 26-44, nov. 1995.

 

27 de julho de 2022 – 19h às 21h

Encontro 05

Racismo e Punição

Leitura indicada

SOUZA, Lucas. Punição e Racismo: uma genealogia da formação punitiva brasileira na passagem do Império para a República (introdução).

 

10 de agosto de 2022 – 19h às 21h

Encontro 06

Racismo, Gênero e Sexualidade

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016, prefácio e capítulo 1.

SOUZA, Lucas; SÖHNGEN, Clarice Beatriz. Arte e História, Racismo e Machismo: reflexões a partir das pinturas Filho Bastardo e Filho Bastardo II – Cena de Interior de Adriana Varejão.

Professora convidada: Clarice Beatriz da Costa Söhngen.

Cronograma dos módulos

ENCONTRO 01 – 01 de junho de 2022

ENCONTRO 02 – 15 de junho de 2022

ENCONTRO 03 – 29 de junho de 2022

ENCONTRO 04 – 13 de julho de 2022

ENCONTRO 05 – 27 de julho de 2022

ENCONTRO 06 – 10 de agosto de 2022

Com quem irei aprender

Prof. Dr. Lucas Melo Borges de Souza

Coordenação e condução dos encontros

Doutor em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória, FDV. Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Professor de Processo Penal, Prática Penal, Direito Constitucional, Teoria Geral do Direito e História do Direito na graduação em Direito da Faculdade Pio XII. Professor de Sociologia no curso de formação de oficiais da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo. Professor temporário de Direito Empresarial na graduação em Direito da Faculdade de Ensino Superior de Linhares. Professor convidado da Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal da Faculdade Doctum de Vitória. Professor convidado da Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal do Centro Universitário do Espírito Santo. Advogado.

 

Prof.ª Dr.ª Clarice Beatriz Da Costa Sohngen

Professora Convidada

Docente Titular da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Decana Associada da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente Colaboradora do Programa em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é associada membro da comissão de Direitos Humanos – Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Sul e Profissional Liberal. É pesquisadora-líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Integrada da Segurança Pública (CNPq), pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição e Processo Penal (CNPq), pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Cognitivos e Culturais da Linguagem (CNPq). É editora-chefe da Revista Direito & Justiça da PUCRS. Atua principalmente nas áreas de semiologia dos discursos jurídicos, violência e discursos criminológicos, hermenêutica, argumentação jurídica e democracia.

 

Prof. Msc. Marcos Vinícius Lustosa Queiroz

Professor Convidado

Doutorando em Direito pela Universidade de Brasília, com sanduíche na Duke University (Fulbright Commission) e na Universidad Nacional de Colombia (Programa Abdias Nascimento – CAPES). Graduação (2013) e Mestrado (2017) em Direito pela UnB. Professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Coordenador do Peabiru – Núcleo de Estudos em História e Constitucionalismo da América Latina e do Clube do Livro, ambos no IDP. Membro do Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação – CEDD/UnB e do Maré – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Jurídica e Atlântico Negro, do Grupo de Pesquisa Desafios do Constitucionalismo. Autor do livro Constitucionalismo Brasileiro e o Atlântico Negro: a experiência constituinte de 1823 diante da Revolução Haitiana (Menção Honrosa Prêmio Thomas Skidmore – 2018). Defensor da educação e da saúde públicas. De um Brasil com projeto verdadeiramente democrático.

Outros serviços

Mentorias

Saiba mais

Internacionalização

Saiba mais
Whatsapp