O Feminismo É Para Todas

O curso se destina a operadoras do Sistema de Justiça, que atuam nas mais diversas áreas, buscando ampliar a compreensão sobre lutas feministas, gênero e suas implicações no campo do Direito. A ideia é promover a discussão crítica a partir das expressões feministas relacionadas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero, raça e classe social.

Características

6Módulo(s)

2Hora(s)/Módulo

Investimento

o que irei aprender no curso?

  • Apresentar os conceitos “feministas” e as lutas históricas por direitos de mulheres;
  • Analisar as interpretações dadas ao conceito de “gênero”;
  • Identificar a conexão entre recortes de vulnerabilidade estrutural através do conceito de “interseccionalidade”;
  • Debater as nuances relacionadas aos privilégios sociais a partir da perspectiva da “branquitude”;
  • Evidenciar como essas expressões impactam e são impactadas pelo Direito e pelo Sistema de Justiça.

Cronograma dos módulos

Aula 01

• Quem nós somos na luta pela erradicação da violência de gênero?!

A aula inaugural visa discutir, a partir dos debates sobre a ética feminista, uma tomada de posição constante. Em especial, essa posição exige daquelas que atuam no interior do Sistema de Justiça uma convocação para erradicação da violência de gênero e novas formas de agir em conjunto.

Aula 02

• Feminismo e Lutas de Mulheres

Conceitos “feministas” e as lutas históricas por direitos de mulheres.

Aula 03

• Afinal, o que é gênero?

Interpretações e discussões relacionadas ao conceito de “gênero”.

Aula 04

• Interseccionalidade

Recortes estruturais de análise da realidade através do conceito de “interseccionalidade”.

Aula 05

• Privilégios e Branquitude

Privilégios e “branquitude” como categorias de interpretação social.

Aula 06

• O que isso tem a ver com o Direito?!

Gênero, classe e raça e o impacto no cotidiano jurídico.

Com quem irei aprender

PROFESSORAS

ALLYNE ANDRADE E SILVA

Advogada, possui doutorado (2019) e mestrado (2015) em Direito pela Universidade de São Paulo. Obteve o LL.M – Master of Laws- na área de Teoria Crítica Racial da Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia, Los Angeles – UCLA School of Law (2019). Fez a graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Autora do livro Direito e Políticas Públicas Quilombolas, publicado pela Editora D’Plácido. Atualmente, é Superintendente adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

FERNANDA MARTINS

Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Teoria, Filosofia e História do Direito pela UFSC e doutora em Ciências Criminais pelo PPGCCRIM da PUC/RS.  É organizadora da coleção “Estudos feministas por um direito menos machista (Vols. I, II, III, IV e V) publicada pela editora Tirant lo Blanch e Diretora de Ensino da Terceiro Andar: Assessoria e Internacionalização Acadêmica.

JOANNA BURIGO

Experiência na área de comunicação social com ênfase em Teorias da Comunicação, Feminista e de Gênero. Co-fundadora do Guerreiras Project e do Gender Hub e fundadora da Casa da Mãe Joanna, projeto feminista de comunicação e educação sobre gênero. Atuou no mercado de publicidade e marketing no Brasil e no Reino Unido, onde trabalhou como professora, no Morley College. Dedica-se a empreendimentos midiáticos e pedagógicos e projetos sociais feministas desde que completou seu mestrado em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics, em 2012. Também escreve regularmente para Carta Capital e Huffington Post.

LIA VAINER SCHUCMAN

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, psicologia social, branquitude, relações raciais e movimentos sociais.

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