Você já conhece os textos selecionados para a próxima edição?

Olá, espero que você se encontre bem!

Todo grupo de estudos é balizado pela bibliografia sugerida para debate, certo? Desse modo, viemos te mostrar quais foram as nossas escolhas para o Grupo de Estudos em Gênero e Decolonialidade: Corpos, performatividade e resistência.

De antemão, aviso que a escolha das obras resulta de uma curadoria especial da Profª. Fernanda Martins para essa turma, atendendo aos pedidos que nos foram feitos por vocês! A proposta foi reduzir o número de textos (em comparação com as turmas anteriores) para que possamos nos aprofundar mais em cada obra e na contribuição de cada autora aos estudos feministas decoloniais.

Nossa seleção final é a seguinte:

ANZALDÚA, Gloria. Viver nas fronteiras significa que você. Revista Mandrágora. v. 16, n. 16 (2010).

ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do Terceiro Mundo”. Trad. Édina de Marco. Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 1, p. 229-236, 2000

COSTA, Claudia de Lima; ÁVILA, Elaine. Gloria Anzaldúa, a consciência mestiça e o “feminismo da diferença”. Estudos Feministas, Florianópolis, 13(3): 691-703, setembro-dezembro/2000.

CAVALLERO, Luci; GAGO, Verónica. Uma leitura feminista da dívida. 2ª edição. Porto Alegre: Criação Humana, 2021

GUTIÉRREZ AGUILAR, Raquel. Políticas no feminino: transformações e subversões não centradas no Estado. Revista Ideação, N. 39, Janeiro/Junho 2019. pp. 223 -242

RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Un mundo ch’ixi es posible. Ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018. Capítulos 3 e 4. pp. 121 – 156

SEGATO, Rita Laura. Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial, e-cadernos CES [Online], 18 | 2012.

Esses textos estão divididos em seis encontros distribuídos entre os meses de setembro e outubro, sempre nas segundas-feiras às 19h.

Nós enviaremos os links para download das obras disponíveis (quando se tratar de artigos) e capítulos selecionados (quando se tratar de livros), além do link para aquisição das obras que estão sendo comercializadas. Fica a seu critério optar pela compra ou não dos livros. O importante é que você saiba que sua participação no grupo não está condicionada à aquisição de material algum, ok?!

Espero que possamos nos ver em breve!

Vamos?!

Whatsapp